É muito pensamento para pouco conteúdo escrito!



quarta-feira, 23 de junho de 2010

Saudade.

De onde vem este sentimento tão misterioso? O que fazer para acabar com ela?
Por que sentimos saudade?
Essa série de perguntas acima, às vezes, nos faz ficar louco. Porém as respostas são muito mais fáceis do que imaginamos.
Na verdade o que seria mesmo saudade? Para este que vos escreve a saudade é principalmente, lembranças de coisas boas que aconteceram. Nada mais são do que lembranças.
Talvez neste ponto, muitos discordem de mim, e de fato, eu não sei se estou completamente certo. Mas a questão é que, há saudades que são impossíveis de matá-las, então eu prefiro encará-las desta forma, pois é a que me machuca menos.
Por que sentimos saudade? Para responder esta simples pergunta, vou usar uma frase que eu mesmo criei, e até vocês poderão encontrá-la em uma foto no meu Orkut.

“Saudade é aquele sentimento que fica daquele alguém que veio nos trouxe muitas alegrias, ensinou muito, fez muito, e por algum motivo incerto a vida nos levou embora. A saudade é ruim e machuca quando incompreendida, porém quando aprendemos o que ela realmente nos mostra, sabemos que, se sentimos saudades é por que aquilo realmente importava.”

Acho que esta frase demonstra quase que totalmente o porquê sentimos saudade de algo, ou alguém. Pois, bem, o sentimento de saudade só aparece quando aquele alguém, ou aquilo não está mais conosco. Logo, se nos damos conta de que aquilo importava, sentiremos falta. Mais simples do que se imagina não é mesmo?!
Acho que isto, simplifica tudo, e com certeza alguns discordarão dizendo que não é tão simples assim, mas se você for pensar com cautela, verá que é simples mesmo.

De onde vem este sentimento tão misterioso? A verdade é que saudade não é mistério nenhum. Todos sabem que se algo nos faz mal, então não sentiremos saudades.
Há quem diga como eu mesmo, já ouvi “Me fazia mal, mas eu sinto saudades.”. Para mim, isto é um caso clássico de uma pessoa que gostava de sofrer, se realmente fizesse mal, então não sentiria saudades, o que ela não sabia é que aquele “mal” na verdade era tudo que ela queria. Complicado? Bom, está nos olhos de quem vê, ou seja, no ponto de vista de cada um. Cada um enxerga as coisas de uma maneira (a que lhe convém) e nesses casos, às vezes convém aquele sofrimento para dizer que se sentia mal com aquilo, quando na realidade, a pessoa gostava de passar por aquilo.
Ouvi um dia desses uma frase peculiar a qual me chamou atenção, quando falava com uma amiga sobre saudade.

“A saudade só não mata, por que tem o prazer em torturar.”

Para muitos ela faz sentido, e pode até fazer, poxa vida, sentir saudades às vezes acaba com uma pessoa. Mas eu prefiro pensar sobre a saudade de outra forma. Então criei outra frase.

“O que seria dos bons momentos, se não fosse a saudade?”

Bom, particularmente, sentir saudade é de certa forma bom, quando controlada. Pois eu dou graças a Deus de ter momentos (que não são poucos, diga-se de passagem) onde eu possa sentir saudades. Lembrar-me de inúmeras coisas que passei, e que vivi onde poderei contar quando for mais velho, e que graças a Deus me trazem boas lembranças.

Dito isto, passamos para a nossa última questão. Para mim a mais difícil delas.
Como fazemos para acabar com ela? Todos sabem que este sentimento de saudade, apesar de ser sentido por algo que “não temos” mais, e que é bom para nós, algumas dessas saudades não podemos matar. Neste caso é muito mais complicado. Às vezes é alguma pessoa querida nossa que já se foi, que nos deixou saudade, ou até mesmo uma amizade que não conversamos mais, ou alguma briga com alguém por uma bobagem qualquer, que gerou uma confusão tremenda e nunca mais você soube da pessoa.
O delicado desta situação é que isso muitas vezes nos deixa triste demais para que possamos raciocinar, porém não podemos nos abalar com essas coisas, se é algo que não poderemos mudar, então pouco adianta chorar, e reclamar, embora as vezes parecer ser o melhor a ser feito. Mas na verdade, não é bem assim Não podemos sempre reagir desta maneira, devemos pensar que pelo menos a pessoa está bem do jeito que está. O melhor que temos a fazer, no caso de quem é religioso, é rezar, pedir pelo bem desta pessoa, desejar que esteja bem, enfim, falar aos céus nossos sentimentos, e principalmente pedir que esteja bem sempre, esteja onde estiver. Com certeza a pessoa saberá, mesmo longe.
No caso de quem não é religioso, ou não acredita em Deus, sugiro que pense nos melhores momentos que esteve com a pessoa, que visualize ela bem, feliz e tenha a certeza de que ela está bem. Não há muito que fazer, infelizmente.
Porém, você pode pensar que, que bom sentir saudades desta pessoa, significa que ela de alguma forma foi importante para você, com certeza você aprendeu algo, nem que tenha sido ‘a falta que a ausência de certa pessoa pode fazer’.

Espero que tenham gostado do post de hoje. Ando um pouco emotivo nos últimos dias, devido a uma série de acontecimentos ruins mesclados de bons, mas este sentimento meticuloso tem me perseguido nos últimos dias. E como emotivo que sou, apenas o escutar de uma música, me arremessa diretamente a data em que a escutava, e por lá fico por uma semana ou duas.
Talvez isso se deva ao fato de que ando um pouco solitário também, obviamente não por opção própria. Mas bem, nem sei por que estou escrevendo isso, vocês acessam o meu blog, para ler o que escrevo e não sobre mim.

Obrigado por acessarem o meu blog, e desculpem eventuais resmungos de minha parte.

Nota 1. Hoje me senti lisonjeado ao olhar no MSN e me perguntarem, “ E o post de hoje?”. Para mim isto é muito confortante, significa que faz sentido para mais pessoas assim como faz para mim, o que me faz pensar que estou no caminho certo, e que meu blog está cumprindo com os objetivos impostos por ele.
Nota 2. Para quem desconhecia este blog, ele já existe a algum tempo, desde agosto do ano passado para ser mais exato. E bem, hoje podemos comemorar, por que desde essa semana em que comecei a postar escritas, os acessos do blog dobraram em relação a antes. Muito obrigado amigos, internautas e demais pessoas que acessam o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário