É muito pensamento para pouco conteúdo escrito!



domingo, 20 de junho de 2010

Relato de um policial.

O dia era domingo. Na verdade já era madrugada, então precisamente segunda-feira.
Não havia movimento algum na delegacia. Era uma noite calma rotineira. Eis que as portas se abrem rapidamente, e de susto entra um jovem todo ensangüentado e perfurado.
Vinha até mim, falar de um assalto e tentativa de homicídio. O podre coração nem podia com ele mesmo. Envolto em lágrimas e todo remendado, presumia eu que por tentativas anteriores de assassinato.
O coitado mal conseguia falar em meio a tanto choro. Dizia-me que haviam roubado tudo que ele possuía. Suas esperanças, sua compaixão, boa vontade, seu apresso e até mesmo todo o seu amor. Dizia-me também que a ladra não foi má, teve piedade e foi roubando aos poucos, era uma pessoa boa, e inclusive ele mesmo, as vezes não entendia o porquê de ela ter feito isso. Pedi-lhe então que me dissesse o nome da meliante e onde poderia encontrá-la para que pudesse fazer justiça.
Neste momento aquele menino coração me olhou e disse, em tom de pergunta: -Justiça?
Com aquele questionamento do pobre coração eu mesmo fiquei em duvida e perguntei-lhe.
-Sim, justiça. Não foi para isso que você veio até mim?
Então o coração me olhou com uma cara desconfiada e disse.
-Seu policial, o senhor não entende este crime.
Depois que ele me disse isto, fiquei ainda com mais dúvidas, pedi-lhe que me explicasse tudo, por que eu não havia entendido.
Ele concordou e logo pegou uma cadeira, sentou-se e começou a me explicar.
Disse-me que eu não entendia que a meliante não tinha culpa alguma, e que ele estava daquele jeito, pois apenas havia colhido o que plantara. Falou que se havia algum culpado naquele crime era ele mesmo, e mais ninguém. Pois tudo o que sofrera, já havia feito sofrer, de maneiras diferentes.
Ainda meio sem entender eu disse para explicar melhor esse fato, pois precisava ver os dois lados, mesmo ele tendo cometido um crime antes, o fato de ter sido apunhalado daquela maneira não justificara o crime.
Novamente o coração já com poucas forças tentou explicar-me.
Falou que aquilo tudo era resultado de muito tempo. Tempo onde ele era desligado e cometia crimes sem pensar no próximo, sem entender que às vezes sem pensarmos, machucamos e muito outras pessoas. Que até por não termos passado por este tipo de situação, não damos o devido valor a ela, e que quando se deu conta de todos aqueles crimes que havia cometido já era tarde, e ele estava todo perfurado. Mal tinha forças para respirar, não sabia mais o que fazer e nem sabia se teria forças para continuar. Estava apenas a esperar por um fim trágico.
Como o haviam roubado todos seus pertences inclusive seu amor, que era seu bem mais valioso, ele não sabia com que propósito ele ainda existira.
Fiquei comovido com a história do pobre jovem, mas falei-lhe que aquele tipo de crime eu não saberia resolver, e que não entendia muito de crimes do coração.
Em seguida, ele me olhou perplexo e falou que eu não precisava entender por enquanto. Que o coração é algo muito complicado de entender e que cometia milhares de crimes várias vezes na sua vida. Porém alguns deles são irreparáveis, assim como esse que cometeram com ele. Que ele poderia se curar com o passar do tempo, mas que a cicatriz ficaria marcada nele para sempre. Depois de tudo que ele falou ainda fiquei na duvida. Ele percebendo, me olhou e disse.
-Esqueça. Você ainda não entendeu o porquê de eu ter vindo. Vim para me entregar. Eu cometi o pior crime. Apenas prenda-me.


Talvez para muitos esse relato não faça sentido algum. Mas se para alguém isso fizer o mínimo sentido que for eu os admiro. Significa que já passaram por algo muito forte e muito bom, e possivelmente entendem alguma coisa sobre esses “crimes”.
Espero que não façam como este coração e deixem a coisa chegar naquele ponto. Que se dêem conta logo e parem por aí.



==============================================================
Também queria abrir um parêntese aqui e agradecer aos acessos do blog, que desde que ocorreu essa mudança, cresceu consideravelmente em relação ao ano passado.
Agradecer aos meus fiéis 8 acessos diários, e para aqueles que acessam em determinados dias, mas não tem tempo sempre um obrigado mesmo assim, e voltem mais vezes. =)

E o post de hoje saiu um pouco mais tarde do que de costume devido ao churras que rolou aqui e ao jogo da seleção.
==============================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário