É muito pensamento para pouco conteúdo escrito!



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Juventude Digital.

Fazia dias que eu estava a fim de escrever sobre este assunto que cada vez mais me impressiona. A verdade é que eu estava sem tempo para escrever. Com a quantia de matérias que eu estava fazendo, a quantidade de trabalhos no fim do semestre aumenta gradativamente. Agora o semestre ta acabado, porém as minhas aulas continuam. Sim, eu estou fazendo uma cadeira de férias. Alguém aqui precisa estudar não é?! E como eu não consegui emprego em nenhuma loja como de costume para o natal, resolvi estudar mesmo.
Mas sem me deter muito nas desculpas e resmungos do meu dia-a-dia, vou direto ao post de hoje. Se você tem certa idade, tipo a minha ou mais, com certeza estamos todos espantados das dimensões que a internet tem tomado e como as coisas mudaram de como eram no nosso tempo. A questão é, até onde isto é bom? Na verdade nem sei se é bom, mas a questão é, será que é válido passar tantas horas na frente do computador?
Na época em que eu era jovem, a internet não era como é hoje, não existiam tantas redes sociais como existem hoje, e nem eram tão populares. Nem mesmo haviam tantos jogos online para que as pessoas passassem vidradas o tempo que ficam hoje. A primeira internet que eu tive em casa era discada, às vezes demorava uma madrugada para baixar uma única música. Neste meio tempo agente ficava no chat do terra, ou jogando algum jogo off-line, obviamente. Mas eu aproveitei a minha vida quando criança. Tudo bem que eu cresci em uma cidade de interior, e morava em um bairro bom, mas eu passava as tardinhas brincando na rua. Jogando alguma coisa, ou correndo por lá, esconde-esconde, pega-pega, o clássico tocar as campainhas e sair correndo. Mas era divertido, andávamos de bicicleta, fazíamos coisas que hoje em dia não se vê as crianças fazendo isso.
Naquela época, quando tirávamos fotos, era normalmente por que os pais queriam para recordar o momento, em família, na maioria das vezes. Já hoje não se tem isso. As crianças tem câmera digital, desde novas, se não tem câmeras, usam o celular, e as fotos, todas possuem aquele efeito, por mais podre que seja, até mesmo com o picassa (programa de edição de fotos), mas todas elas só servem se for possível integrar o Orkut, caso contrário, são apagadas.
O que eu quero dizer é que não era para ser deste jeito. Com certeza, a internet ajuda em muitas coisas, existe uma infinidade de coisas que com a internet ficaram melhores. Mas a IBM quando criou, com certeza não pensou em estragar juventudes, mudar culturas e hábitos com isso. A internet, em minha opinião, foi, senão a melhor, uma das melhores invenções do meu tempo. E com certeza nunca se imaginou que iria tomar este rumo e nem mesmo esta proporção.
Nos dias de hoje, as crianças com 10 anos, já ganham um notebook, e tem Orkut, msn, e demais redes sociais da internet. Elas acessam sites, que muitas vezes seus pais nem tem conhecimento, e algumas até aprendem coisas na internet que lhes somam algo na vida.
E vejam bem, eu não citei em nenhum momento aqui os lados negativos da internet, que são aqueles que estamos acostumados a ver por aí, como pedofilia, falsificações e roubos, se eu fosse incluir tudo isto no post, se tornaria um livro. Vou apenas citá-los vagamente para não deixar em branco isto.
O meu verdadeiro intuito com este post, é para que o pessoal se toque de quantas crianças e até mesmo jovens adolescentes perdem uma parte de suas vidas na frente dos computadores, me irrita ver as coisas assim. As pessoas não leem mais livros, as crianças não tem mais aquele hábito de ler desde pequenos, a menos que esteja em uma página do google, e ainda assim, pesquisam para ver se não tem um vídeo sobre aquilo no youtube. Até que ponto esta praticidade é bom? Até que ponto trocar toda aquela sujeira de brincar na rua, os arranhões nos joelhos e tombos de bicicletas é válido? Tudo bem podem dizer que eu sou um hipócrita, mas eu sei usar os benefícios da internet com cautela. Realmente eu fico 24h conectado na rede, mas se somar as horas que eu fico atoa na internet não daria 1/7 do meu dia. Infelizmente ou felizmente foi esta a área de atuação que eu escolhi para mim, então evidentemente que vou precisar sempre estar conectado, e aparte de tudo que acontece no mundo digital.
Mas uma coisa é certa, e vocês podem ter certeza. Mesmo que eu trabalhe com isto o resto da minha vida, os meus filhos terão computadores sim, mas eles vão ler livros antes. Vão estudar, para serem melhores do que eu um dia vou ser. E com certeza vão entender o valor daqueles esfolões nos joelhos e tombos de bicicletas.
Isso tudo sem nem entrar em detalhes sobre como uma pessoa que fica envolta atrás do computador se torna introvertida e tímida. Não se aprende a viver atrás de uma máquina, mas podemos trabalhar para que a máquina viva para nos servir.

Acho que por hoje ta bom, outro dia eu faço uma segunda parte sobre isso, não quero o post muito grande, senão é pouco provável que será lido! HAHA

É isto, espero que os meus leitores gostem. Obrigado ;)

2 comentários:

  1. Oi Bruuno :)
    Vi que tu havia atualizado teu blog e tive que passar pra dar um lida, né! Bem legal o post!
    Eu sou da mesma época que tu, onde na infância a presença da internet não era tão intensa quanto agora. Quanta coisa boa foi possível ser aproveitada, aprendida e sentida! Concordo contigo, tombos e esfolões tem seu valor! haha
    Hoje em dia tento me livrar de alguns maus hábitos que a net causa, mas é isso né.. faz parte.
    Parabéns pelo blog! :)
    beeijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tanii! ;)
    Que bom que gostou, é muito importante isto.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir