É muito pensamento para pouco conteúdo escrito!



domingo, 13 de fevereiro de 2011

Benefício da dúvida.

Hoje resolvi falar sobre um assunto muito interessante, e que muitas pessoas não praticam. Vocês têm noção de quantas pessoas legais deixamos de conhecer verdadeiramente por sermos conservadores demais? Por nossos caprichos ou simplesmente por julgarmos que aquela pessoa não era digna de conviver conosco?
Certamente a maioria das pessoas que ler a introdução deve pensar que, “eu não me enquadro nisto”. Mas você realmente tem certeza disso? Eu me enquadro nisso em vários casos. Uma das coisas que aprendi com o tempo foi de não julgar as pessoas sem que as conheça devidamente. É claro, sem hipocrisia, o nosso subconsciente já faz um pré-julgamento antes mesmo de conversarmos, de vermos a pessoa abrir a boca. Isto por que vivemos em uma sociedade opressora, e que rotula as pessoas, onde é preciso ter uma boa aparência para ser aceito, e se for pensar, aceito onde? O que é ser aceito? Quem sou eu para julgar se aceito ou não você? Mas infelizmente a primeiros contatos o “ser” alguém vale menos do que o “aparentar” alguém, os princípios são deixados de lado. E é claro, é muito mais fácil acreditar em uma pessoa de boa aparência, bem vestida e cheirosa, do que em um favelado, que não toma banho já há alguns dias.. Isto tudo, por que em vários casos uns pagam pelos erros de outros.
No entanto existem casos em que a nossa intuição nos alerta, nos avisa de alguma forma de que aquela pessoa talvez possa valer a pena, talvez leve consigo algum valor importante guardado. Então, por que não dar o benefício da dúvida a esta pessoa? Por que neste mundo todos tem que estar mentindo? Todos querendo crescer passando por cima dos outros? Penso que algumas pessoas ainda são dignas deste benefício, de que pelos menos lhe deem um espaço para que possa mostrar o seu valor.
Quem sabe com o tempo esta pessoa, ainda supere as nossas expectativas, e nos ensine muitas coisas novas. Mostre-nos que ali estava alguém que era tão bom, senão melhor do que aquela pessoa na qual depositávamos toda a nossa confiança. E se caso ela não for uma pessoa digna, se mostrar com o tempo que não valia ganhar aquele benefício, ainda sim absorva tudo que foi bom que aquela pessoa lhe mostrou, tente tirar proveito da situação, aprender o que aquilo quis lhe mostrar.
Tal benefício vale para qualquer pessoa, não estou dizendo apenas para ser seu amigo, mas também aquelas do cotidiano. Quantas vezes vemos os gordinhos ficarem de fora das melhores brincadeiras no colégio apenas por que são “diferentes”, ou aquele que é um pouco mais relaxado. Às vezes nem percebemos os talentos daquelas pessoas, a grandeza que elas têm por dentro. Assim como muitas vezes, para mim pelo menos, uma pessoa linda fisicamente, se torna horrível quando eu a conheço de verdade, e digo que é muito mais fácil alguém bonito se tornar feio do que um feio se tornar bonito. No mundo de hoje, a maioria das pessoas esqueceram-se dos verdadeiros valores que deveríamos aprender.
Não devemos recriminar nem separar, devemos unir e ajudar.. Quando for pesar tudo isto, veremos o que mais tem valor em uma pessoa, o que ela é, ou como se veste?


O post de hoje é este pessoal, espero que tenham gostado. E caso ainda não tenham intendido, é um apelo para que parem de julgar um pouco as pessoas, tentem conhecer algumas um pouco melhor e quem sabe não se surpreendem. Sem mais.

Um comentário: